Este texto foi retirado de um blog que eu acho extremamente interessante
"Encontram-se espalhados por todo o lado; no trabalho, na família, nos amigos, na mulher ou no marido e, embora não chupem o sangue à vítima, são capazes de retirar-lhes a energia e destruir-lhes a vida. Como? Cativando-a, absorvendo-a e condicionando-lhe os comportamentos. De tal modo que a pessoa chega a perder a vontade própria, as suas convicções e, muitas vezes, até os seus valores. Mas tudo é feito de modo subtil e de acordo com uma estratégia específica… Normalmente as pessoas manipuladoras apresentam uma grande lacuna de afecto. Acham-se o máximo e, agem como tal para camuflar uma grande pobreza interior. Apresentam um bloqueio face à tristeza e ao que os faz sofrer. Os manipuladores apresentam também, um grande desejo de valorização narcísica e têm necessidade de subjugar todos os outros aos seus caprichos. Mostram que são eles que controlam e não se sentem minimamente culpados das suas atitudes. Normalmente têm uma abordagem fácil e simpática, de maneira a cativarem os outros. Além disso gostam de se colocar na posição de vítimas. Costumam pensar que sabem tudo sobre a vida da outra pessoa, isto, porque no fundo, são bastante menos inteligentes do que aquilo que pensam. São pessoas extremamente possessivas e controladoras e, por isso, limitam a actuação do outro. Numa relação a dois, por exemplo, quando um deles começa a sentir que a sua liberdade pessoal está a ser afectada, é porque algo vai mal na relação. O problema é que nem sempre toda a gente desenvolve o conceito de “liberdade pessoal”. As pessoas que sofrem limitações quanto à sua independência, são mais manipuláveis, devido ao facto de não estarem habituadas a fazerem as suas próprias opções, tomarem decisões, a ter amigos e vida próprias e, em última instância a pensar em si próprias. (...)"
A verdade é que não se pode fazer seja o que for... cada um tem que tomar consciência do que está a fazer de errado e querer modificar a sua atitude perante a vida, perante os outros e ainda mais importante perante si!
A mudança é possível... só tem que se querer realmente mudar. E isso sim é ser inteligente.
Depois da mudança existe paz de espírito e um alivio imenso, pois aí sim estamos bem com o que somos e com o que temos para oferecer...
1 comentário:
Fico contente pelo facto de achares o Desconhecida interessante;)
De facto, é dificil por vezes não ceder a certos tipos de manipuladores, e os piores são os que nos são proximos e muitas vezes nossos queridos. O pior manipulador, quanto a mim, é aquele que manipula pela tristeza...não suporto pessoas manhosas e sinceramente, não sei como ele próprio se suporta.
Há que ter coragem de não nos deixarmos ir por esse perigoso caminho que nos leva a um estado de "marioneta"...onde fazemos o que o manipulador quer.É uma questão de ser mais forte do que ele!
Volta mais vezes
beijos
Enviar um comentário